18
jul. 2017

PNQT levanta as principais preocupações dos usuários de ônibus do país

By Patricia Takehana |   0 comments

O aplicativo CittaMobi e o Diário do Transporte lançaram, no segundo semestre de 2016, a PNQT – Pesquisa Nacional de Qualidade do Transporte. Essa avaliação, com periodicidade semestral, foi feita utilizando a plataforma de Pesquisa de Mercado CittaMobi.

Por meio do aplicativo CittaMobi com tabulação automática, em apenas 12 horas mais de 47 mil passageiros puderam relatar suas impressões sobre o sistema de transporte em 40 cidades. Na edição de 2017, realizada no mês de junho, foram 59 mil participantes. O perfil dos respondentes é predominantemente de pessoas empregadas.

PNQT2017 - ocupacao

O objetivo da PNQT não foi apontar os problemas do transporte urbano, mas revelar do ponto de vista do passageiro o que pode ser prioritariamente melhorado. A pesquisa indicou que a maior preocupação é relacionada à segurança, com 32% das respostas – sendo estas divididas entre o ponto de parada e o ônibus.

PNQT2017 - 3 itens

Outro ponto que pode ser ressaltado é o tempo de deslocamento dos passageiros. 23% levam mais de 1 hora no trajeto casa-trabalho.

PNQT2017 - tempo deslocamento

Num balanço geral, 66% dos usuários não estão satisfeitos com o sistema de transporte público.

PNQT2017 - satisfacao

Os comentários estão desativados.