02
dez. 2015

Salvador tem mais 500 mil protagonistas do transporte público

By Julia Artero Tags:, , |   0 comments

O número expressivo do título deste artigo não se refere a funcionários contratados pela prefeitura de Salvador, mas sim a usuários do sistema de transporte público que já fizeram o download do aplicativo CittaMobi, lançado em maio deste ano, e atualizado em setembro, possibilitando a interação da população com o Centro de Controle Operacional da Secretaria Municipal de Mobilidade, onde todo o sistema de transporte é monitorado 24 horas por dia, em tempo real.

Com este recurso, o cidadão que utiliza o ônibus deixa de ser mero coadjuvante e passa a ser o protagonista de nosso sistema. Através do app, é possível saber quais são os pontos mais próximos, as linhas disponíveis em cada parada, a previsão de chegada dos ônibus com até duas horas de antecedência ou se os coletivos são adaptados para deficientes.

O cidadão pode, ainda, marcar as linhas e pontos de sua preferência para facilitar o acesso, visualizar os arredores do ponto com o recurso Street View do Google Maps, habilitar um alarme para que o passageiro saiba que está próximo do ponto de destino, além das possibilidades de interação. Já foram registrados, nos últimos dois meses, mais de 10 mil reports sobre diversas ocorrências, como desvio de itinerário, veículo que não parou no ponto, limpeza do coletivo e avaliação dos motoristas, entre outros. A partir destas informações, a equipe técnica criada pela Semob exclusivamente para este monitoramento faz a análise, tratamento e resolução dos problemas.

Com esta plataforma de gestão, estamos aos poucos invertendo o cenário do transporte público desta cidade. Sabemos das dificuldades existentes, pois há 40 anos não há qualquer modernização em toda a cadeia de mobilidade da capital baiana, e estamos tentando resolver, a princípio, os pontos mais críticos.

Parte da reportagem do secretário municipal de Mobilidade de Salvador, Fábio Rios Mota, para o jornal local A Tarde.

Leia o restante no link a baixo:

http://atarde.uol.com.br/opiniao/noticias/1730348-salvador-tem-mais-500-mil-protagonistas-do-transporte-publico-premium

Os comentários estão desativados.