Mensagem do presidente

Cittati: Construindo Confiança

Há três anos, quando assumi a presidência da Cittati, precisávamos estabelecer uma estratégia de longo prazo para a empresa. Naquele momento, a ação mais premente era o investimento em nossa infra-estrutura tecnológica para garantir capacidade de processamento de alto volume de dados em tempo real, alta disponibilidade de serviços e garantia de qualidade de informações. Mas para que a Cittati se transformasse na empresa referência em tecnologia para a mobilidade urbana que nossos acionistas imaginaram era preciso fazer muito mais.

Embora a excelência em tecnologia e inovação fosse a razão de ser da Cittati, para buscar a liderança do segmento, para garantir a sustentabilidade de negócios e a valorização da marca, era fundamental entender a inter-relação dos três principais agentes da mobilidade urbana: a) Operadores do Transporte Público, b) Órgãos Gestores da Concessão do Transporte, e c) Cidadãos.

Perceber que o passageiro e também as cidades poderiam se beneficiar da nossa tecnologia mudou significativamente nossa percepção de proposta de valor. Hoje desenvolvemos soluções e serviços que coletam, tratam e compartilham informações dos ônibus, dos CCOs (Centros de Controle Operacional) das empresas de transporte e dos órgãos gestores, e principalmente oferecemos a possibilidade de comunicação “de” e “para” os passageiros do sistema de transporte.

A Cittati é uma empresa líder em gestão e monitoramento do transporte público de passageiros em consequência do investimento em tecnologia de alto nível e de nossa convicção de que o sucesso depende do conhecimento das necessidades dos nossos clientes e da capacidade de desenvolvimento de soluções que melhorem continuamente a eficiência dos processos. Desenvolvemos tecnologia de classe mundial (antecipando a terceira geração de ITS – Sistemas Inteligentes para o Transporte) para coleta de dados e comunicação com os veículos (IoT – Internet das Coisas) a partir de software embarcável em qualquer dispositivo Linux, Windows ou Android. Desenvolvemos um modelo de negócios que permite a otimização de custos de processamento do cliente a partir do conceito de SaaS (Software como Serviço) e tecnologia preparada para maximizar a escalabilidade e garantir a tolerância a falhas em uma estrutura de computação em nuvem (Cloud Computing). Desenvolvemos uma infra-estrutura de monitoramento de ambiente computacional compatível com as maiores soluções de missão crítica (alta disponibilidade 24 horas por dia X 7 dias por semana); hoje temos um processamento de mais de 2 milhões de transações por hora (este volume é similar ao de uma grande processadora de cartões de crédito no Brasil). Mais de 2,5 milhões de usuários já consultam o CittaMobi – plataforma de informações em tempo real de previsão de chegada dos ônibus nos pontos de parada. Durante o ano de 2015 contabilizamos mais de 100 milhões de acessos ao aplicativo. São números e resultados significativos!

Em momentos de desaceleração da economia, como o que estamos vivendo, as empresas precisam rever seus processos e operações, para aumentar a eficiência e reduzir custos. Sabemos que o custo operacional de uma empresa de transporte público de passageiros por ônibus é muito alto e, portanto, uma das revisões que se deve fazer é de processos e uso intensivo de tecnologia. Por meio dessa revisão é possível encontrar diversos pontos de melhoria de qualidade, de eficiência na utilização dos recursos e redução de custos.

Ao longo deste período tenho conhecido empresários com visão estratégica que se anteciparam e investiram na qualificação de suas equipes, no redesenho de seus processos de controle de jornada de trabalho, de planejamento de escalas, no controle sistemático da manutenção e da operação através de indicadores de desempenho. Esses mesmos empresários apostam na disseminação do uso intensivo de bilhetes eletrônicos para aumentar a segurança no transporte e diminuir custos com logística e recursos humanos; nossa iniciativa de formar, a partir do CittaMobi, uma grande rede virtual de distribuição e recarga de créditos de bilhete eletrônico do transporte vai ao encontro desse movimento de retirada do dinheiro a bordo do ônibus.

A decisão de investir na melhoria da eficiência e qualidade da operação, acesso a informações em tempo real, maior conveniência e conforto para o passageiro é o melhor caminho para prosperar num cenário de pressão para diminuição de tarifas, diminuição de subsídios governamentais e aumento de custos. É preciso inovar para aumentar a demanda de passageiros e evitar a migração para o transporte individual e ferroviário (trens e metrô).

Podemos resumir o momento atual da Cittati numa frase bem simples: “Construindo confiança”. O verbo “construir” é bem significativo e dá muito sentido aos propósitos que norteiam nossa equipe; utilizado no gerúndio indica que temos muito a trabalhar para ajudar na melhoria da mobilidade urbana nas cidades brasileiras. “Confiança” é o que temos buscado incansavelmente junto aos nossos clientes, junto aos nossos parceiros, junto aos nossos acionistas e principalmente junto à nossa equipe.

Obrigado por confiar na Cittati.

São Paulo, 01 de Janeiro de 2016.

Edson Issao Kuwabara