09
nov. 2017

CittaMobi se classifica como finalista do Projeto PitchGov.SP 2.0

By Patricia Takehana |   0 comments

As 16 startups finalistas do segundo PitchGov foram divulgadas pelo governo do estado de São Paulo no dia 26 de outubro, entre elas o CittaMobi. Foram mais de 250 inscritos para o programa que visa conectar empresas ao governo e trazer inovação e tecnologia para alguns dos serviços oferecidos aos cidadãos.

Os selecionados trazem soluções para dificuldades enfrentadas pela administração pública e se dividem em 8 categorias: educação, estatística e análise de dados, finanças públicas, habitação, transparência e controle interno, saneamento e energia, saúde e transporte – na qual o CittaMobi se enquadra. Eles apresentam suas soluções no dia 9 de novembro em um evento aberto e com grande presença de líderes do governo, investidores, aceleradoras e demais players do ecossistema do empreendedorismo. As startups aprovadas irão testar suas soluções junto aos órgãos públicos e as três melhores participam da SXSW – conferência mundial de tecnologia, inovação e cultura.

“O mundo hoje é altamente conectado e parcerias entre governo e startups podem trazer grandes benefícios para a rotina das cidades e dos cidadãos. Esse é o grande objetivo do CittaMobi: utilizar a tecnologia para trazer mais qualidade de vida às pessoas, ao conseguirem otimizar seu tempo e seu deslocamento utilizando nossa aplicação”, diz Tiago Albano, gerente de comunidades da Cittati, empresa proprietária do aplicativo.

O CittaMobi nasceu como um aplicativo para atender as necessidades dos usuários do transporte público do Brasil. Em três anos acumulou mais de 6 milhões de downloads e sua principal tela já foi consultada 2 bilhões de vezes. Em sua história, novas funcionalidades foram adicionadas e ele se transformou em uma plataforma que visa facilitar a vida do cidadão, quando o assunto é mobilidade urbana. Está disponível na versão mobile para Android e iOS e é gratuita.

Os horários de chegada do ônibus no ponto mostrados pelo CittaMobi são precisos, pois os veículos são monitorados e os dados enviados em tempo real. Além disso, os passageiros podem consultar quais são as paradas mais próximas e quais são as linhas que passam em cada uma delas.

Para poupar o tempo dos passageiros em filas, é possível adquirir créditos para os bilhetes de transporte de forma totalmente online por meio do CittaMobi. Um levantamento feito pela própria plataforma indicou que 42% das pessoas preferem fazer essa operação fora do horário comercial e pela plataforma a compra pode ser feita a qualquer hora e sem a necessidade de esperar em filas.

Outra funcionalidade do CittaMobi é oferecer alguns serviços para os cidadãos como agendamento de atendimentos, preenchimento de cadastros online, solicitação de documentos, validação de ingressos entre outros. “É vantajoso para todos os lados. As pessoas poupam o tempo de filas e deslocamento e as empresas organizam o fluxo de pessoas em sua loja e têm um melhor controle da sua base de clientes”, ressalta Tiago.

O CittaMobi é ainda um canal de pesquisa. Formulários customizados podem ser enviados para uma base segmentada e as respostas compiladas de forma rápida. Os usuários participam com poucos cliques e em poucos minutos. Um exemplo é a PNQT – Pesquisa Nacional da Qualidade do Transporte, que obteve 59 mil respostas em 12 horas, por onde os passageiros puderam enviar suas opiniões sobre o transporte público.

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