Monitoramento inteligente facilita o transporte público no Rio de Janeiro
Cerca de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro utilizam diariamente o ônibus como principal meio de transporte atualmente. Entretanto, as dificuldades encontradas de deslocamento entre os municípios do Grande Rio são cada vez maiores e desafiam as empresas que operam o sistema e o Poder Público. Os engarrafamentos diários nas vias pelo aumento do transporte individual dificultam a implementação de faixas exclusivas para o transporte de massa e prejudica cada vez mais a frequência dos ônibus nos pontos de embarque, o que gera insatisfação na população e a perda de passageiros do sistema rodoviário.
Uma das formas encontradas pelas empresas para enfrentar esse problema é o uso da tecnologia. A Rio Ita, Auto Ônibus Fagundes, Rio Minho, Expresso Rio de Janeiro, Expresso Tanguá e Auto Viação Tanguaense, que hoje integram o Centro Sistêmico Operacional – CSO e operam com quase mil ônibus em municípios do Grande Rio, contrataram a Cittati, empresa focada em mobilidade urbana no Brasil, para unificar a gestão de suas frotas através do CCO Ativo.
CSO – O que é e como ele facilitará a vida dos passageiros
Criado para centralizar toda a parte de regulação, planejamento, coordenação e execução dos serviços operacionais das empresas, o CSO ganhou um Centro de Controle de Operações onde a tecnologia da Cittati melhora a qualidade das informações que as empresas de ônibus recolhem. O objetivo é que a central acompanhe os tempos de viagem programados, adaptando a frota necessária para a demanda de embarques, aumentando a eficiência e também a satisfação dos passageiros com uma operação mais ajustada e regular.
As informações recebidas pelo CSO, através do CCO com o sistema da Cittati, trazem um controle maior sobre as saídas e chegadas dos ônibus, apontando possíveis falhas na programação como atrasos e formação de comboios. “A meta é que, no futuro, o CSO englobe novos parceiros além das seis empresas que estão conosco. É um esforço conjunto para otimizar estruturas e sobrar mais recursos para investimentos em frota e aprimoramento dos serviços aos passageiros com o apoio da tecnologia”, explica Rafael Rodrigues da Silva, coordenador do CSO. De acordo com Rafael, depois da implantação, algumas melhorias foram notadas, como uma redução de frota de 5%, melhoria de 6% no PMM, engajamento da estrutura externa em tecnologia e uma escala mais otimizada.
Com a análise de todos esses dados e por meio dos serviços disponibilizados pela Cittati, é possível levar para o cidadão carioca informações mais precisas sobre os ônibus. Um dos ganhos é saber a pontualidade e regularidade dos transportes, levando confiança nas informações e priorizando o tempo que o passageiro gasta desde a espera nos pontos, até o destino final.
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